Noticias (0)

03:02 by , under

Papa visitará região assolada por terremoto ainda em abril

Posted: 18 Apr 2009 02:54 AM PDT

Cidade do Vaticano, 18 abr (EFE).- O papa Bento XVI visitará no próximo dia 28 de abril as áreas assoladas pelo terremoto de 5,8 graus na escala Richter que, no último dia 6, matou 295 pessoas na região de Abruzzo, na Itália, informa hoje a Santa Sé em comunicado.Bento XVI viajará para "Abruzzo para se encontrar com as povoações vítimas do terremoto" diz a nota.

O comunicado diz ainda que o papa irá aos acampamentos de Onna e à cidade de L'Aquila, onde passará pelas ruínas da Casa do Estudante e da Basílica de Collemaggio.

O Pontífice se dirigirá depois ao quartel da Guarda de L'Aquila, onde terá um encontro com representantes da população e das pessoas que trabalham nas operações de resgate.

A visita está prevista para terminar ainda no início da tarde do mesmo dia. Durante sua ida à região, Bento XVI deve sobrevoar de helicóptero algumas das áreas mais afetadas pelo terremoto. EFE mcs/rr

L'Aquila pediu ajuda ao governo 5 dias antes de terremoto
Posted: 18 Apr 2009 02:43 AM PDT

Roma - O prefeito de L'Aquila, Massimo Cialente, pediu ajuda ao departamento de Defesa Civil do Governo italiano cinco dias antes do grande terremoto de 6 de abril, que matou 295 pessoas. Em carta, sobre o qual informa neste sábado o diário italiano "La Repubblica", o prefeito falava dos contínuos tremores de terra registrados na cidade meses antes da tragédia e do mal estado de alguns edifícios. Por isso, Cialente pedia declaração de estado de emergência.

"Em relação aos graves e constantes episódios sísmicos cujo início se remonta a 16 de janeiro passado (...) pediria uma urgente aprovação de fundos para as primeiras emergências", diz a carta, com data de 1º de abril.

A mensagem pede também "a declaração de estado de emergência a fim de efetuar as necessárias intervenções para o restabelecimento dos edifícios públicos e privados".

Além da chefia de governo, o telegrama foi enviado ao governador da região de Abruzzo, Gianni Chiodi, à conselheira regional de Defesa Civil, Daniela Stati, e à Polícia de L'Aquila.

"Fiz tudo que foi possível. Agora devemos só reconstruir o que perdemos tragicamente, chorar nossa dor e seguir adiante", diz Cialente ao periódico italiano.

A governadora da província de L'Aquila, Stefania Pezzopane, assegura que perante as contínuas chamadas feitas entre os dias 30 de março e 5 de abril, chegaram a dizer a ela que "era psicose".

Leia mais sobre terremoto


Atentado mata mulher e fere criança na Argélia
Posted: 18 Apr 2009 01:51 AM PDT

Argel, 18 abr (EFE).- Uma mulher de 59 anos morreu e uma criança ficou gravemente ferida na última quinta-feira em um atentado à bomba em Chabet El Ameur, na Cabília, Argélia, informaram hoje fontes de segurança.A bomba, colocada por indivíduos suspeitos de pertencer à organização terrorista Al Qaeda para o Magrebe Islâmico (AQMI), estava na beira de uma estrada.

Os terroristas acionaram por controle remoto, provavelmente com um telefone celular, o explosivo no momento em que a mulher e a criança passavam pelo lugar, ainda segundo as mesmas fontes.

A província de Boumerdès é palco das principais atividades da AQMI e, segundo as autoridades locais, o chefe dessa organização estabeleceu seu quartel-general nessa região. EFE sk/rr

Exército de Israel mata palestino que atacou assentamento
Posted: 18 Apr 2009 01:42 AM PDT

Jerusalém, 18 abr (EFE).- Um palestino foi morto e outro ferido por soldados do Exército israelense após lançarem coquetéis molotov contra um assentamento judaico na Cisjordânia, informaram hoje fontes militares.O incidente aconteceu ontem à noite, por volta das 22h (14h, Brasília), quando dois palestinos "lançaram vários coquetéis molotov contra um assentamento" ao norte de Ramala, disse à Agência Efe um porta-voz do Exército.

"Uma patrulha que estava na região foi ao local e atirou nos dois palestinos" explicou o porta-voz, que acrescentou que "ambos receberam atendimento médico primário". Segundo ele, um deles morreu e outro foi levando a um hospital de Ramala, onde se recupera. EFE aca/rr

Sinopse de imprensa: Planalto reduzirá projeção de crescimento para 2010
Posted: 18 Apr 2009 01:27 AM PDT

O governo decidiu reduzir as projeções de crescimento da economia para este ano e para 2010, aproximando as expectativas oficiais do que é esperado pelo mercado financeiro. A informação é do jornal Folha de São Paulo.Segundo a reportagem publicada na edição deste sábado, no próximo mês, quando é obrigada a fazer uma nova estimativa de receitas e despesas, a equipe econômica diminuirá de 4,5% para 4% a perspectiva de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2010.

Já na estimativa para este ano, os 2% que serviram de indicação para calcular os gastos de 2009 devem cair para algo próximo ao 1,2% esperado pelo Banco Central.

Com essas alterações, as projeções oficiais continuarão acima do que esperam os economistas do setor privado, mas mais próximas díspares. A última pesquisa divulgada pelo BC mostra que o mercado financeiro trabalha, há mais de um mês, com um PIB negativo em 0,3% neste ano e uma recuperação para 3,5% em 2010.

Leia mais sobre PIB


Operações militares matam 4 rebeldes no leste afegão
Posted: 18 Apr 2009 01:23 AM PDT

Cabul, 18 abr (EFE).- Pelo menos quatro supostos insurgentes morreram em duas operações lançadas pelas tropas do Exército afegão e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no leste do país, informou hoje a Aliança Atlântica.Segundo um comunicado, três rebeldes morreram quando as tropas lançaram uma ofensiva hoje que tinha o objetivo de deter líderes da insurgência no distrito de Mohammed Aghala, na província de Logar.

A nota conta ainda que, na província de Khost, uma força conjunta das tropas da Aliança Atlântica e do Exército afegão matou um suposto insurgente que estava colocando uma bomba.

A insurgência talibã tem seus principais redutos nas províncias de Helmand e Kandahar, no sul do país, mas sua presença no leste afegão é também significativa. EFE lo/rr

Barco com mais de 250 ilegais é interceptado na Itália
Posted: 18 Apr 2009 01:10 AM PDT

Roma, 18 abr (EFE).- Um barco com mais de 250 imigrantes ilegais a bordo foi interceptado na noite passada pelas autoridades italianas ao sul da ilha da Sicília, confirmaram hoje à Agência Efe fontes da Guarda Costeira.A Guarda Costeira italiana levou o barco ao porto de Pozzallo com a maioria dos imigrantes, dos quais ainda não há um número exato.

Sabe-se, por enquanto, que se situa entre 250 e 300 pessoas.

A chegada desse barco com imigrantes acontece dois dias depois que 154 ilegais que viajavam em duas embarcações rumo a Europa fossem resgatados por um navio mercantil de bandeira panamenha e propriedade de um armador turco, em águas territoriais maltesas.

O resgate gerou certa tensão nas relações entre os Governos de Itália e Malta, pois este último propôs que os imigrantes ilegais fossem levados ao porto da ilha italiana de Lampedusa, o mais próximo, apesar de se encontrar em suas águas. EFE mcs/rr

Tropas da Otan levam ajuda a vítimas de terremoto no Afeganistão
Posted: 18 Apr 2009 12:40 AM PDT

Cabul, 18 abr (EFE).- As tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desdobradas no Afeganistão enviaram um caminhão com ajuda humanitária e deram assistência médica às vítimas do terremoto que abalou ontem o leste do país, informou hoje a Aliança Atlântica.De acordo com um comunicado, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), sob comando da Otan, enviou um caminhão carregado com cinco toneladas de alimentos, água, tendas de campanha e cobertores às zonas afetadas pelo terremoto.

Os militares deram assistência médica aos feridos, enquanto membros do Exército afegão, funcionários de administrações locais e aldeões distribuíram os pacotes com ajuda.

Um terremoto de 5,1 graus de magnitude na escala Richter sacudiu na sexta-feira uma vulnerável região tribal do leste afegão, matando 20 pessoas e ferindo outras 50. EFE lo/rr

Ciclone mata 2 crianças em Bangladesh
Posted: 18 Apr 2009 12:35 AM PDT

Nova Délhi - Pelo menos duas crianças morreram durante as tempestades geradas por um ciclone com ventos de entre 70 e 90 km/h que passou sexta-feira pela costa de Bangladesh, informou neste sábado o jornal local "Daily Star". Uma das crianças morreu devido à queda de uma árvore no litoral de Cox Bazar, segundo a fonte, que não esclarece as circunstâncias da morte da segunda vítima.

Mais de mil de casas foram destruídas em consequência dos ventos e das chuvas, enquanto várias árvores e postes elétricos caíram na região de Bandarban, que segue sem luz.

O ciclone, batizado como Bijli, alcançou Chittagong, capital do distrito homônimo, à noite com ventos máximos de 80 km/h.

O governo ordenou a evacuação de onze distritos para evitar novas vítimas. Segundo as previsões meteorológicas, o ciclone, que se deslocará para nordeste, perdeu força e se encontra praticamente dissipado.

Leia mais sobre ciclone


FMI aprova linha de crédito de US$ 47 bi para o México
Posted: 17 Apr 2009 10:57 PM PDT

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou formalmente, nesta sexta-feira, uma linha de crédito de US$ 47 bilhões para o México. Esta é a primeira vez que um país fecha um acordo com o Fundo na modalidade de Linha de Crédito Flexível, anunciada no final do mês passado e desenvolvida para ajudar economias em desenvolvimento com bons desempenhos a lidarem com os efeitos da crise econômica internacional.Esta modalidade de linha de crédito- que não estabelece condições após a realização do empréstimo nem impõe limites às quantias emprestadas - está sendo procurada também por diversos países da Europa Oriental, que foram fortemente atingidos pela crise.

Leia também na BBC Brasil: FMI anuncia reforma em sua política de empréstimos
O governo mexicano, no entanto, já afirmou que a medida é apenas uma precaução e que não pretende utilizar o dinheiro do empréstimo.

Cerca de 80% das exportações mexicanas são direcionadas aos Estados Unidos, e o país tem sofrido bastante com a recessão na economia vizinha.

A produção industrial mexicana caiu mais de 13% no mês passado, o maior declínio em 14 anos.

O peso mexicano também está em uma trajetória de queda, tendo perdido cerca de 20% de seu valor em relação ao dólar durante o ano passado.

Após o anúncio de que o país buscaria uma linha de crédito com o FMI, no início do mês, o valor do peso e o mercado de ações mexicano começaram a apresentar reações positivas.


Coreias terão reunião sobre complexo industrial
Posted: 17 Apr 2009 10:35 PM PDT

Seul, 18 abr (EFE).- Representantes das duas Coreias se reunirão no próximo dia 28, terça-feira, para discutir sobre o complexo industrial de Kaesong, informou Seul."Não há razão para rejeitar a proposta", disse um porta-voz da Presidência da Coreia do Sul em alusão a um convite ao diálogo feito pelo Norte, segundo a agência de notícias local "Yonhap".

Caso realmente ocorra, seria a primeira reunião entre as Coreias desde março de 2008. A relação entre os dois países piorou no último ano e recentemente a tensão se elevou com o lançamento do foguete norte-coreano, no último dia 5.

Em março, a Coreia do Norte deteve em Kaesong um trabalhador sul-coreano da empresa Hyundai por fazer supostamente comentários críticos ao regime comunista e tentar convencer uma norte-coreana a desertar.

No complexo industrial de Kaesong, situado na Coreia do Norte, trabalham cerca de 40 mil pessoas, em sua maioria cidadãos norte-coreanos empregados por companhias do Sul. EFE ce/rr


Premiê diz que economia da China está melhor que o esperado
Posted: 17 Apr 2009 10:25 PM PDT

Pequim - O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, assegurou neste sábado que a situação da economia chinesa é "melhor que a esperada" e que foram percebidas mudanças positivas em sua evolução, informou a agência oficial de notícias local "Xinhua". Em discurso na abertura de um fórum econômico regional na ilha de Haian, no sul do país, Wen afirmou que o plano de estímulo econômico de 4 trilhões de iuanes (US$ 584 bilhões) já está fazendo efeito.

As medidas "velozes e decisivas" tomadas por Pequim para combater a recessão estão fortalecendo a economia chinesa, segundo o primeiro-ministro, que, no entanto, advertiu que a recuperação mundial será "um processo longo e tortuoso".

"Não devemos esquecer o fato de que a crise financeira internacional ainda está se expandindo, a tendência básica de recessão mundial não mudou", comentou.

O crescimento de 6,1% nos três primeiros meses constado na China pelo Governo é o pior da última década e está longe do objetivo oficial, de 8%.

O Fórum de Boao, onde discursou Wen, é uma reunião econômica anual da Ásia que contra com 12 chefes de Governo e de Estado e mais de 1.600 delegados da região.


Adriane Galisteu agora quer "limpar" a política brasileira
Posted: 17 Apr 2009 10:17 PM PDT

A apresentadora Adriane Galisteu usou a estreia do seu novo programa de televisão, Toda Sexta, na Rede Bandeirantes, para dar sua versão sobre o fato de ela e a mãe terem feito várias viagens aéreas usando a cota de passagens do seu então namorado, o deputado Fábio Faria (PMN-RN). Os bilhetes, que incluíram uma viagem a Miami da mãe da artista, Emma, custaram aos cofres públicos cerca de R$ 11 mil.Pouco antes da meia-noite de ontem (sexta, 17), Adriane tocou no tema, revelado com exclusividade pelo Congresso em Foco em trabalho de reportagem de Lúcio Lambranho, Edson Sardinha e Eduardo Militão, depois de falar da sua alegria de estrear o programa, transmitido ao vivo, exatamente no dia em que completava 36 anos.

Em seguida, disse que esta foi também uma semana de muita tristeza em razão do envolvimento do seu nome em um escândalo político. Na sequência, respondeu quatro perguntas enviadas por telespectadores.

Leia mais no Congresso em Foco


Explosão em mina mata ao menos 18 na China
Posted: 17 Apr 2009 09:36 PM PDT

Pequim, 18 abr (EFE).- Pelo menos 18 pessoas morreram, três ficaram feridas e duas estão desaparecidas na explosão acidental de uma carga de dinamite em uma mina de carvão na província de Hunan, na China, informou hoje a agência de notícias oficial local "Xinhua".O acidente aconteceu ontem às 15h30 (4h30, Brasília) na cidade de Chenzhou, no distrito de Yongxing. A mina, de três pavimentos, veio abaixo com a explosão da dinamite e dos detonadores armazenados.

A Polícia de Hunan investiga as causas do acidente e procura os três empresários responsáveis pela exploração da mina, já que não tinham licença legal para utilizar o material que veio a explodir.

O setor da mineração de carvão chinês é o mais inseguro do mundo, com pelo menos 3.200 mortes só no ano passado. EFE gmp/rr


Piedad Córdoba diz que Farc entregarão prova de vida de reféns
Posted: 17 Apr 2009 08:57 PM PDT

Bogotá - A senadora opositora Piedad Córdoba disse nesta sexta-feira que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregarão provas de que os 21 sequestrados que pretende trocar por insurgentes presos estão vivos. Segundo ela, essas provas provavelmente serão divulgadas após a libertação de Pablo Emilio Moncayo, um dos dois militares colombianos que estão há mais tempo nas mãos da guerrilha.

"Serão entregues o corpo do major (Julián) Guevara e as provas de vida dos 21 soldados e policiais", disse a legisladora, que participou hoje, em Cali, de em um fórum político.

As Farc anunciaram a decisão unilateral de entregar o suboficial, que será levado pessoalmente a uma comissão liderada pela senadora Córdoba e o professor Moncayo (Gustavo, pai do militar) uma vez que se organizem os mecanismos que garantam a segurança da operação.

Leia mais sobre Farc


"Se ele não devolver, devolvo eu", diz Galisteu sobre passagens aéreas
Posted: 17 Apr 2009 08:51 PM PDT

A apresentadora Adriane Galisteu afirmou nesta sexta-feira, em seu programa de televisão, que não sabia que as passagens aéreas dadas pelo ex-namorado, o deputado Fábio Faria (PMN-RN), foram pagas pela Câmara dos Deputados. Ela afirmou também que, caso Faria não tenha devolvido o valor das passagens, ela mesma devolverá.

"Eu li algumas notas informando que ele devolveu algumas passagens, algum dinheiro. Mas me parece que o dinheiro da minha passagem ele ainda não devolveu. E eu quero deixar uma coisa bem clara aqui. Se ele não devolver, mesmo que seja legal, devolvo eu", afirmou a apresentadora.
Galisteu disse que ficou surpresa ao saber a origem do dinheiro para o pagamento das viagens. "Eu não sabia, em hipótese alguma e fiquei sabendo, como a grande maioria das pessoas, através do jornal", disse.

Leia mais sobre o caso das passagens



Membro da Cruz Vermelha sequestrado é libertado nas Filipinas
Posted: 17 Apr 2009 08:47 PM PDT

As forças de segurança das Filipinas conseguiram hoje a libertação do suíço Andreas Notter, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que havia sido sequestrado pela organização Abu Sayyaf.Porém, o italiano Eugenio Vagni, também funcionário da Cruz Vermelha, segue nas mãos dessa organização, que é ligada à Al Qaeda.

"Andreas Notter está vivo e foi resgatado por nossas forças", informou o ministro da Defesa, Gilbert Teodoro, citado pela emissora de rádio "DZBB".

O ministro disse que Notter, chefe da representação do CICV na cidade de Zamboanga, cerca de 890 quilômetros ao sul de Manila, foi levado à casa do governador da província de Jolo, Sakur Tan.

O governador dirige a equipe oficial que negociava com os sequestradores a libertação dos três reféns do CICV retidos em 15 de janeiro: Notter, Vagni e a filipina Jean Lacaba, liberada em 2 de abril.

O chefe da Polícia de Jolo, Julasirim Qasim, confirmou o resgate do suíço e disse à imprensa que ele parecia estar bem.

Fundado em 1991 por ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética, o Abu Sayyaf colabora com a organização Jemaah Islamiya, braço da Al Qaeda no Sudeste Asiático, e foi responsável pelos atentados mais sangrentos dos últimos anos nas Filipinas. EFE rp/rr


Obama anuncia rigoroso programa fiscal para recuperar EUA
Posted: 17 Apr 2009 08:35 PM PDT

(embargada até 7h - Brasília - de sábado) Washington, 18 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a preparação de um estrito programa de austeridade fiscal como via para a recuperação econômica do país."Neste esforço, já não haverá vacas sagradas nem projetos prescindíveis", disse Obama em alusão a planos colocados por legisladores para favorecer interesses de suas circunscrições.

"Através de todo EUA as famílias tiveram que tomar decisões difíceis, e é hora que seu Governo faça o mesmo", completou o presidente em seu discurso por rádio de sábado.

Com esse objetivo, Obama anunciou uma série de designações de altos funcionários que se encarregarão de aplicar economias em todos os níveis do Governo.

Obama disse confiar que com a liderança desses novos funcionários será possível "romper" os "maus hábitos, pôr fim à má administração que contaminou o Governo e começar a viver dentro das possibilidades" do país.

Segundo ele, essa será a forma de o Governo conseguir controlar o déficit e avançar da recuperação à prosperidade.

Ao começar a discursar, o presidente americano lembrou que há pouco mais de oito anos os EUA projetavam um superávit orçamentário de trilhões de dólares e o país parecia se encaminhar para a estabilidade fiscal.

No entanto, agora, após sua posse em janeiro passado, percebeu que o déficit fiscal somente para este ano iria além de US$ 1,3 trilhão.

A isso se somou o fato de que para encorajar a recuperação teve que gerar mais despesas, entre elas o programa de estímulo econômico de US$ 785 bilhões.

"Não podemos nos dar o luxo de perpetuar um sistema em Washington no qual os políticos e os burocratas tomam decisões a portas fechadas sem se responsabilizar pelas consequências e no qual se desperdiçam bilhões em programas que deixaram de ser úteis", afirmou o presidente.

Obama disse ser necessário "recuperar a confiança do povo em seu Governo, que está de seu lado e que gasta o dinheiro de maneira sensata". EFE ojl/rr

Turismo na Antártica terá restrições
Posted: 17 Apr 2009 07:38 PM PDT

Os países signatários do Tratado da Antártica, reunidos em Baltimore (Maryland) há 11 dias, adotaram as propostas dos Estados Unidos para limitar o turismo na região a fim de proteger seu frágil ecossistema, anunciaram fontes oficiais.Os signatários do Tratado, firmado em Washington há 50 anos, concluíram suas discussões ao aceitar limitações no tamanho dos navios de cruzeiro que operam na Antártica e no número de passageiros autorizados a desembarcar.

Outras medidas adotadas visam a melhorar a defesa do ecossistema e a segurança dos navios que entram na região.

"Estamos contentes com o resultado", disse Evan Bloom, que dirige a delegação americana, destacando que as medidas são adequadas às necessidades assinaladas pela secretária de Estado, Hillary Clinton, na inauguração da primeira reunião diplomática consagrada aos polos.

Apesar de adotadas por unanimidade, as medidas só terão força de lei quando forem ratificadas pelos 28 países membros do Tratado.


Obama sugere 'nova parceria' com a América Latina
Posted: 17 Apr 2009 07:25 PM PDT

Em um discurso "voltado para o futuro, e não preso ao passado", o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convidou os chefes de Estado das Américas a criar "um novo senso de parceria no hemisfério". "Eu peço aos senhores que possamos buscar uma parceria igualitária, sem parceiros juniores ou seniores.Estou aqui para lançar um novo capítulo", disse o presidente americano em seu discurso de abertura na Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, nesta sexta-feira.

Diante de outros 33 chefes de Estado, Obama sugeriu que, para seguir adiante nesse novo modelo, os países da região "não podem ficar prisioneiros de desavenças do passado".

O presidente americano disse ainda que os Estados Unidos buscam um "novo começo" nas relações com Cuba e que está preparado para discutir temas variados, como direitos humanos e imigração.

"Não estou interessado em falar por falar. Eu acredito que podemos colocar as relações Estados Unidos-Cuba em uma nova direção. Os Estados Unidos querem um novo começo com Cuba", disse Obama.

Responsabilidades
Além de sugerir um novo modelo de parceria com a região, Obama também pediu contrapartidas.

Segundo ele, os Estados Unidos estão preparados para "assumir os erros do passado", mas que seu país "não pode ser culpado por tudo que acontece no hemisfério".

"Isso é parte da mudança que precisa acontecer", disse Obama. "Não são só os Estados Unidos que precisam mudar. Todos nós temos responsabilidades", acrescentou.

O presidente americano destacou a "diversidade" entre os países da região.

"Cada uma das nações tem o direito de seguir seu próprio caminho. Mas todos temos a responsabilidade de garantir que a população das Américas possa perseguir seus próprios sonhos em sociedades democráticas", disse Obama.

Durante seu discurso, Obama propôs a criação de uma parceria específica para energia.

Segundo ele, o objetivo é consolidar a "a visão e a determinação de países como México e Brasil".

De acordo com o presidente americano, os dois países têm feito um "excelente" trabalho na promoção de energias renováveis.

"Saudação histórica"
Pouco antes da abertura da cúpula, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Venezuela, Hugo Chávez, trocaram um breve cumprimento.

Em um ato que o governo venezuelano está classificando como "uma saudação histórica", os dois líderes se cumprimentaram e Chávez afirmou querer se tornar "amigo" de Obama.

"Com esta mesma mão, há oito anos, eu cumprimentei (o ex-presidente norte-americano George W.) Bush. Quero ser seu amigo", disse Chávez a Obama, segundo a página de internet do Ministério das Comunicações da Venezuela.

Leia também na BBC Brasil: Em cúpula, Chávez diz querer ser 'amigo' de Obama




| Envie este post por e-mail edit post

0 Reply to "Noticias"

Postar um comentário